top of page

Laboratórios de Fabricação

Esta é uma disciplina que tem como objetivos principais:

  1. Conhecer e compreender os novos paradigmas sociais e o desenvolvimento tecnológico que lhes deu origem;

  2. Compreender os processos de fabricação como processo e estratégia para a aprendizagem STEAM;

  3. Adquirir e aplicar competências práticas em contexto oficinal (fablab) associadas ao trabalho de projeto,

  4. Planear e criar produtos educativos baseados em técnicas diversificadas.

Pontes de Esparguete

Este foi um trabalho prático realizado a pares, sendo feito por mim e pela Joana Peixoto. 

Realizamos uma ponte apenas com massa esparguete e cola quente. 

O nosso primeiro passo foi desenhar em papel a ponte que futuramente faríamos. 

De seguida, começamos a montar a nossa ponte juntando vários fios de massas uns aos outros para que esta começasse a ficar mais dura para que conseguisse aguentar com o máximo de kg possíveis. 

De seguida irei apresentar quer o peso da ponte, quer os kg que aguentou.

  • Peso da ponte: 250 gr;

  • Aguentou aproximadamente: 1,5/ 2,0 kg.

Projeto FABLAB:
 O nosso projeto foi a construção da planta do FabLab, iniciou-se por nos deslocarmos à sala e tirarmos medidas ao espaço.
A planta foi desenhada através de um site online sendo este o FloorPlanCreator.
Capturar.PNG

Oficina do Papel: Origami

Como segundo trabalho prático e relativamente à "Oficina do Papel", foi-nos proposto a realização de origamis.

O origami é uma técnica japonesa, uma arte de dobrar papel, e usa vários tipos de dobras diferentes.
Geralmente, o origami começa com um pedaço de papel quadrado e de seguida vai "sofrendo" várias alterações e dobragens até ficar minimamente parecido coa ideia que tivemos. Convém também referir que se a folha que usamos para realizar o origami for colorida, este ainda fica mais bonito e vistoso.

Tema escolhido: Época Natalícia 

Trabalho de grupo: 

  • Joana Ferreira;

  • Joana Peixoto;

  • Ana Rita Quelhas;

  • Paulo Gonçalves.

Oficina do Plástico

 

Reciclagem? Reciclagem é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. 

De forma a reciclar, o meu grupo inspirou-se neste trabalho encontrado na Internet e decidiu fazer algo com a mesma utilidade para utilizar no FabLab da nossa turma.

Trabalho realizado por: 

  • Joana Ferreira;

  • Joana Peixoto;

  • Ana Rita Quelhas;

  • Paulo Gonçalves.

Oficina da Madeira

A madeira é um material que acompanha a evolução da vida do Homem desde os primeiros tempos de vida. Dos materiais naturais conhecidos, a madeira é um material relativamente leve, resistente, fácil de trabalhar e existente em várias qualidades.

Com o objetivo de adaptar o projeto das madeiras às crianças com quem vamos no futuro trabalhar, decidimos construir um dominó, um jogo com bastante tempo na vida do homem e que serve para que as crianças de hoje em dia percebam como eram antigamente os brinquedos.

Para a realização deste trabalho tivemos a oportunidade de usarmos as sala de madeiras que existe na ESE. Então, para iniciarmos optamos por medir as tiras de madeira que tínhamos, formando assim pequenas peças, todas elas com as mesmas medidas e com o objetivo de estas parecerem mesmo as peças do dominó. 

De seguida, um elemento do grupo usou a máquina de cortar madeira para cortar todas as nossas peças e à medida que estas indo ficando prontas, os restantes elementos limavam um pouco a peça para que esta ficasse ainda com a madeira mais suave. 

Por fim, fizemos as pintas pretas que existe em cada peça do dominó. 

Gostaria também de dizer que o meu grupo optou por fazer também uma caixa de madeira para que seja possível guardar as peças do dominó, mas esta ainda não está terminada. 

  

Trabalho realizado por: 

  • Joana Ferreira; 

  • Joana Peixoto;

  • Ana Rita Quelhas;

  • Paulo Gonçalves.

WhatsApp Image 2021-01-23 at 14.41.17.jp

Projeto tetra pak
 

No âmbito da Unidade Curricular de Laboratórios de Fabricação II (LFII), foi desenvolvido um projeto para o concurso organizado pela Tetra Pak, o mesmo consistia em cada grupo fazer um ecoponto com pacotes da marca Compal em que fosse visível o seu símbolo e o da Tetra Pak.

O concurso dava a liberdade a cada participante de escolher o tipo de materiais que iria utilizar, com a única condição que teriam ser materiais recicláveis. O ecoponto tinha que ser maioritariamente de cor amarela e ter no mínimo 40 cm de altura.

 

O processo:

- Inicialmente o projeto foi planeado em grupo, de forma a que fosse decidido como iria ser construído;

- Juntamos vários pacotes da Compal uns aos outros com a ajuda de fita cola, deixando as bases com formato de semicírculo;

- Para o ecoponto ficar mais resistente foram coladas umas placas

no seu interior e de seguida fechamos as bases com cartão;

- Construímos os braços com pacotes também da Compal agrafando-os e colocando-os uns aos outros até ficar com o formato desejado. Para fazer as mãos utilizamos feltro amarelo para desenhar o formato pretendido, em seguida colocamos algodão para preencher as mãos e cosemo-las.

- Por fim foi desenhada a cara da personagem SpongeBob numa caixa de cartão pintada de amarelo com uma abertura para o lixo com o formato de boca, que posteriormente foi colada ao restante do ecoponto, ao "corpo".

ecoponto 1.webp
ecoponto 3.webp
ecoponto 5.webp

Ponte Millenium Gateshead

O nosso grupo propôs-se a fazer uma réplica à escala da ponte móvel "Millenium de Gateshead", uma das pontes mais elaboradas e mais bonitas do Reino Unido. As técnicas que vamos utilizar para a demonstração do projeto são a impressão 3D, oficina de madeiras

e Arduino. Estas técnicas são lecionadas na disciplina de

Laboratórios de Fabricação (LFAB) e também em Tecnologias de Apoio ao Conhecimento (TAC).

Gateshead Millenium Bridge, é uma ponte inclinada para ciclistas e pedestres que atravessam o rio Tyne entre o bairro das artes Gateshead na margem sul e o cais de Newcastle upon tyne na margem norte.

Situada em Newcastle upon tyne, a ponte foi inaugurada a 17 de setembro de 2001. Considerada a 6ª estrutura mais alta da cidade, construída com aço e betão tendo 126 metros de comprimento e 8 metros de largura. Durante a noite a ponte é iluminada com várias cores.

Os materiais necessários utilizados para a realização deste projeto foram madeira, cola quente, tinta (cinzenta e azul), parafusos/pregos, paus de madeira,fio de pesca/ Nylon, gravador de madeira, led’s (vermelhas e verdes), arduino ,breadboard, resistências 220V, motor, fios de ligação.

Os objetivos principais deste projeto são realizar um estudo da ponte e da sua envolvente para fabrico, fazer uma fabricação aditiva da ponte e contrução da envolvente por técnicas tradicionais, programar o Arduino com o propósito de ficar uma ponte móvel e por fim, programar o Arduino com o breadboard para obtermos a luz de sinalização de passagem dos peões.

Este projeto foi dividido em quatro fases de planeamento, sendo as seguintes: 

  • 1º Fase:

Impressão da ponte Gateshead;

Compra dos materiais.

  • 2º Fase:

Construção do apoio para a ponte, uso da base e das barras de madeira;

Utilização dos pregos/parafusos para a junção da madeira.

  • 3º Fase:

Pintura das madeiras;

Junção dos cabos de nylon à ponte;

Gravação de nomes na madeira (South side/ North side).

  • 4º Fase:

Construção final do trabalho;

Procedimentos:

1º: Impressão da ponte em 3D, colocamos o fio de pesca e pintamos;

 

 

 

2º: Lixamos a madeira, fizemos a base da ponte, pregando 3 tábuas de madeira, de seguida pintamos (as laterais de cinzento e o fundo de azul), e colocamos cola quente no fundo, colando também as estacas (paus de madeira);

 

 

3º: Fizemos um recorte numa das laterais da base para encaixar o motor, onde entra de um lado da ponte, e na outra lateral fizemos um furo para suportar o outro dado da ponte;

   

4º: Por fim, ligamos o motor da ponte ao arduino, o arduino à breadboard, para fazer a ligação dos led’s também com resistências de 220V.

Resultado Final

esboço.jpg
ponte.jpg
ponte 1.png
ponte 2.png
ponte 3.png
ponte 4.png
bottom of page